A Comissão Externa do Endividamento Agrícola da Câmara dos Deputados relevou dados sobre o endividamento do produtor brasileiro relativo ao crédito rural. Segundo informações divulgadas pelo Banco Central do Brasil, o produtor brasileiro estava devendo, em dezembro de 2017, o valor de R$ 280 bilhões.
Esta quantia refere-se tão somente a dívidas do crédito rural oficial, não levando em consideração, portanto, o endividamento com fornecedores particulares, trades e cooperativas.
A Comissão reúne-se hoje com o presidente Michel Temer para viabilizar a criação de um grupo interministerial para buscar soluções para o problema do endividamento.
O Deputado Federal Zé Silva (SD-MG), sub-relator da agricultura familiar, afirmou que “o que tem acontecido nas últimas décadas é que a Casa Civil autoriza uma negociação, depois vem o Ministério da Fazenda, o Planejamento e colocam dificuldades. Por último, o próprio Tesouro e a Procuradoria da Fazenda Nacional alegam que não tem como operacionalizar. Nosso objetivo é dar efetividade e garantir que as decisões tomadas sejam aplicadas em favor da agricultura”