O SINAL AGRO (Sistema Nacional de Alarmes Para o Agronegócio) – novo sistema integrado a tecnologia buscando ajudar o mundo rural

Por Polyana Flamia*

A Polícia Rodoviária Federal – PRF – pensando em conjunto com o agronegócio lançou o SINAL AGRO em comemoração aos seus 93 anos de serviços – um sistema novo que visa trazer maior segurança e agilidade ao campo e ao patrimônio dos agricultores.

Mas por que a PRF lançou esse sistema, e por que sua atuação é tão importante no setor rural? Para aqueles que não sabem, a maioria de nossas rodovias estão localizadas e integram as áreas rurais, por isso, é necessário a atuação da PRF mais próxima daqueles que trabalham com a agricultura ou com a pecuária, visando impedir os ataques criminosos também nesses locais.

Além disso, vale esclarece que o SINAL AGRO é uma inovação da tecnologia para o mundo agro, sendo um sistema online que funciona 24 horas, onde o agricultor lesado poderá agilizar a comunicação do furto de animais no campo como bovinos e equinos que vem sendo cada vez mais comum, ou o furto/roubo de maquinários e defensivos agrícolas que tem alto valor e acaba chamando a atenção dos criminosos, por estarem localizados em regiões mais afastadas e de pouca visibilidade e movimento.

Mas para você amigo agricultor utilizar o sinal agro, basta acessar o site abaixo: https://sicop.prf.gov.br/sicop/sinal/agro  ou ligar no 191 – PRF, seguir o passo a passo que compreende em três etapas:  1) realizar a ocorrência no sistema; 2) obter o e-mail de confirmação; 3) manter o cadastro da ocorrência sempre atualizado e informar em caso de eventual recuperação por outras instituição, e  assim realizar o comunicado do roubo ou furto sofrido.

Lembre-se, o boletim de ocorrência na Polícia Civil na sua cidade e região é indispensável, devendo também ser realizado para contribuir com as investigações e comunicação dos atos criminosos no mundo rural.

Contudo, vale se atentar ainda que, após realizada a comunicação no SINAL AGRO, a vítima terá sua situação analisada e repassada a todos os policiais da PRF em um raio de 200 km por meio de alerta eletrônico, buscando assim solucionar a questão e evitar a fuga dos criminosos.

O sistema SINAL AGRO tem possibilitado a recuperação dos produtos de roubou/furto de modo mais eficiente e com agilidade, combatendo esse tipo de crime.

Sendo assim o sistema eletrônico do SINAL AGRO, veio para ficar e contribuir, buscando evitar cada vez mais os roubos/furtos no mundo rural, por possuir um serviço tem atendimento imediato e que muitas vezes pode alcançar a recuperação dos produtos e bens subtraídos do agricultor.

Por fim, fique atento comunicar a autoridades fatos criminosos que não existem incide em crime tipificado no artigo 340 do nosso Código Penal, com detenção, de um a seis meses, ou multa.


*Thais Polyana Ghirardi Flamia – Advogada e Proprietária do Flamia – Advocacia – Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduada em direito aplicado pela Escola de Magistratura do Paraná. Pós-graduada em Ciências Criminais – pela Unipar. Pós-graduanda em Direito do Agronegócio pela PUC/PR. Foi aluna da Primeira Turma da Liga Universitária Agrarista – LUA, Vice-presidente da Comissão de Direito Agrário e Agronegócio na Subseção de Assis Chateaubriand- PR. Membro da Comissão de Direito Agrário e Agronegócio da OAB/PR.


Entre em contato conosco clicando na imagem abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s