Crédito Rural: a origem dos recursos

creditoruralNa divulgação anual do Plano Safra, observamos o Governo Federal anunciando grandes cifras destinadas ao financiamento do agronegócio.

O que nem sempre nos vem a mente é a origem destes recursos. Afinal de contas, de onde vem tanto dinheiro destinado ao financiamento das nossas lavouras e criações?

Os recursos do crédito rural são, basicamente, de dois tipos: controlados e não controlados.

Como controlados temos as seguintes origens de recursos:

a) Os obrigatórios, que configuram um percentual sobre o Valor Sujeito a Recolhimento, que é o valor que as instituições financeiras devem depositar no BACEN relativamente aos seus depósitos à vista. Atualmente, o percentual que deve ser destinado ao crédito rural é de 34% sobre o VSR.

b) Relativo às Operações Oficiais de Crédito do Ministério da Fazenda, que são intervenções estatais para correção de desordem econômica (equalização de taxa de juros).

c) De qualquer fonte, quando sujeitos à subvenção da União, inclusive quando administrados pelo BNDES.

d) Percentual sobre a poupança rural captada por instituições financeiras, atualmente em 60%.

e) Dos fundos constitucionais (FNO, FCO, FNE).

f) Do Funcafé.

g) Percentual sobre os recursos captados pelas instituições financeiras através de Letra de Câmbio do Agronegócio – LCA. Este percentual é de 35%, com aplicação de alguns redutores no caso de instituições menores.

Já os recursos que não são controlados são todos os demais aplicados em crédito rural e que não se enquadram nesta lista. Por exemplo, o crédito concedido por instituições financeiras com recursos livres. A taxa de juros também não é controlada nestes casos, devendo ser livremente pactuada entre as partes.

Em breve síntese, esta é a origem dos recursos que sustentam o crédito rural oficial, anunciado pelo Governo Federal através do Plano Safra.

Ainda complementa-se ao crédito rural oficial os mecanismos de financiamento privado do agronegócio, que serão comentados aqui em postagem futura.

FRANCISCO TORMA, advogado.

franciscotorma.webnode.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s